• (24) 3342-3819
  • (24) 9995-89433

Notícias

Senado aprova Reforma da Previdência em 1.º turno

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na noite do dia 1.º de Outubro de 2019, após aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Plenário do Senado Federal, em primeiro turno de votação, aprovou a “Reforma da Previdência”, com o placar de 56 votos a favor e 19 contrários a PEC 06/2019.

Também na noite da votação do primeiro turno, foram votados 3 destaques, sendo aprovado o destaque que trata da manutenção do direito ao abono salarial do PIS para trabalhadores com renda de até 2 salários mínimos. Conforme relatório do Senador Tasso Jereissati, o abono do PIS seria restrito a trabalhadores considerados de “baixa renda” (atualmente salários até R$ 1.364,43). Assim, a restrição do benefício foi rejeitada e retirado do texto da reforma, mantendo o texto anterior, o que evita o retorno da proposta para a Câmara dos Deputados.

Com a derrota no destaque do Abono, o Presidente do Senado Davi Alcolumbre adiou a votação dos demais destaques para a manhã de quarta-feira, 2 de Outubro de 2019. Os Senadores governistas e apoiadores da reforma trabalham para que não sejam aprovados destaques que alterem o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, pois caso ocorram modificações, seria necessário o retorno do projeto para a Câmara para reexame da matéria.

Com isso, as novas regras ainda precisam passar por mais um turno de votação no Senado para que passem a valer. A previsão é que a votação em segundo turno ocorra ainda na primeira quinzena do mês de Outubro, quando então seria definitivamente aprovada a PEC 06/2019.

Fonte: Previdenciarista

 
 

Avenida Getúlio Vargas, n°337, Centro - Volta Redonda/RJ, CEP 27.253-410