Conforme notícia extraída do site da CBN, o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni afirmou, na terça-feira (5) em entrevista ao Jornal da CBN, que a proposta da reforma da Previdência não será nos moldes que foram divulgados na imprensa.
A declaração ocorreu pelo fato de que na segunda-feira 04/02/19, o jornal O Estado de São Paulo publicou um suposto texto preliminar da PEC, que praticamente extinguiria a aposentadoria por tempo de contribuição, equiparando homens e mulheres na aposentadoria por idade aos 65 anos para ambos os sexos, bem como traria a exigência de comprovação de 40 anos de contribuição para atingir 100% da média contributiva como valor do futuro benefício, entre outras drásticas mudanças, todas no sentido de restringir acesso aos benefícios previdenciários.
Segundo a reportagem da CBN, o texto supostamente vazado seria apenas uma das versões trabalhadas pela equipe no Ministro Paulo Guedes, mas que não será o projeto que será apresentado pelo governo. “Eu asseguro que não é. E vocês vão ver, quando o projeto chegar, que ele é muito diferente do que está publicado no jornal”, garantiu Onyx. De acordo com o ministro, as equipes técnicas trabalharam com quatro ou cinco textos alternativos desde o início de novembro. “Para nossa sorte, o vazador vazou o texto errado. Então estamos muito tranquilos em relação a esse episódio”, disse.
O texto noticiado pelo jornal O Estado de São Paulo seria muito mais duro que a esquecida proposta de Michel Temer (PEC 287).